sábado, 17 de março de 2012

Grécia: mais desempregados e menos esperança


A taxa de desemprego da Grécia subiu para um novo recorde trimestral, de 20,7% nos últimos três meses de 2011, refletindo o profundo mal-estar econômico do país, agravado pelos pacotes de arrocho exigidos pela União Europeia e Fundo Monetário Internacional.

A Grécia garantiu um novo resgate no valor de 130 bilhões de euros de seus parceiros da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta semana, depois de estabelecer mais dolorosos cortes orçamentários. Mas a forte deterioração do mercado de trabalho está alimentando o descontentamento público e prejudicando a confiança dos consumidores - como já era de se esperar.

Na quinta-feira, dados da agência de estatísticas ELSTAT mostraram que empregos estão sendo perdidos em um ritmo rápido, na medida em que o desemprego subiu de 17,7% no terceiro trimestre e de 14,2% no último trimestre de 2010.

"Os dados trimestrais do desemprego refletem o aprofundamento da velocidade da contração econômica doméstica. Considerando que o desemprego é um indicador atrasado, não devemos descartar um novo aumento da taxa de desemprego nos próximos meses", disse o economista do EFG Eurobank Platon Monokroussos.

Os jovens foram os mais atingidos pela recessão prolongada da economia do país. Quase 40% das pessoas do grupo entre 15 e 29 anos estavam desempregadas, de acordo com os dados, ante 28 por cento no mesmo período do ano anterior.

Um dos setores econômicos mais afetados é o da construção, em que o emprego caiu 19% na base anual.A desaceleração econômica está tornando mais difícil para o governo cumprir as metas de receita e cortar o déficit orçamentário, aumentando o risco de que mais apertos de cinto sejam forçados.

A ELSTAT disse que o número oficial de desempregados atingiu 1.025.877 no quarto trimestre, um aumento de 44,1% na base anual e de 16,8% em relação ao terceiro trimestre.
A taxa de desemprego na Grécia em dezembro foi quase o dobro do registrado nos 17 países da zona do euro, cujo dado ajustado sazonalmente é de 10,6%, mas ainda é menor do que os 22,9% vistos na Espanha no quarto trimestre.

Os números do desemprego na Grécia não são ajustados sazonalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B