segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Espírito Santo:Operários da construção civil iniciam nova greve nesta segunda

Em assembleia realizada na manhã deste domingo (09), em Vitória, os profissionais da construção civil decidiriam entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (10). De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil do Espírito Santo (Sintraconst-ES), Paulo César Borba Peres, cerca de 15 mil operários deverão cruzar os braços.

A categoria reivindica o pagamento dos pontos que foram cortados durante os 17 dias de greve, realizada no mês de agosto. “Tentamos negociar com o Sinduscon para que os dias fossem pagos e a gente faria uma compensação, mas o Sinduscon voltou atrás, fazendo acordo individual com os trabalhadores”, disse Antônio Carlos.

Já o assessor de relações trabalhista do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Fernando Otávio Campos, disse que a categoria foi quem voltou atrás nas negociações. “Quando os dias são cortados, os benefícios também são. Mas as empresas associadas decidiram manter o pagamento dos benefícios como férias e décimo terceiro. Porém, os trabalhadores não aceitaram interferências nos dias parados e, além disso, pediram adiantamento. Eles mesmos voltaram atrás”, disse o assessor.

Entenda o caso

Os trabalhadores da construção civil entraram em greve no dia 06 de agosto, após a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que suspendeu o reajuste de 14% estipulado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em julho.

O aumento decidido em dissídio coletivo da categoria não chegou a ser pago. O Sinduscon-ES recorreu da decisão junto à instância superior, que julgou favorável o pedido de liminar que determina o pagamento de apenas 7,5% aos trabalhadores. No entanto, no dia 22 de agosto, o TST voltou atrás e concedeu o reajuste de 14% à categoria.

Mesmo com a decisão do TST, a orientação do Sinduscon-ES era de que os dias parados não seriam pagos. Mesmo com o retorno ao trabalho no dia 23 de agosto, a categoria já havia acenado para a possibilidade de nova greve caso as empresas mantivessem o corte de pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B