Durante toda a manhã de terça-feira, dia 17/01/12, os diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas mantiveram fechada a agência Vila Cardia do Itaú, localizada na avenida Duque de Caxias. A paralisação foi organizada depois da demissão de duas bancárias da agência. As duas trabalhadoras, demitidas sem justa causa, tinham em comum o fato de terem sofrido problemas de saúde recentemente.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas, as demissões são mais que injustas -- são covardes! -- e vão acabar prejudicando ainda mais a vida dessas mulheres, que tinham plenas condições de exercer atividades dentro do banco. Vão prejudicar também a vida dos poucos bancários que restaram na agência, que ficarão ainda mais sobrecarregados.
Fusão maldita
Ao lado do Banco do Brasil, o Itaú é o maior banco do país. Nos últimos anos, vem obtendo isoladamente os maiores lucros do sistema financeiro nacional. Lucros recordes, gigantescos! Só nos três primeiros trimestres de 2011, por exemplo, lucrou cerca de R$ 11 bilhões. Não há, portanto, nenhuma justificativa para as demissões em massa que o Itaú Unibanco está promovendo em todo o Brasil. Foram mais de 4 mil no ano passado.
Quando o Itaú se uniu ao Unibanco, Roberto Setubal, todo pimpão, dava entrevistas dizendo que não haveria demissões. Não passa de um mentiroso!
Extraoficialmente, o Itaú diz que vai demitir todos os lesionados até o final do ano. Portanto, o Sindicato de Bauru/Conlutas faz um alerta a todos os que se encontram ameaçados: que estejam com a documentação em dia, pois as duas bancárias demitidas não estavam.
Não custa lembrar que a imensa maioria das doenças diagnosticadas entre os bancários é decorrente da falta de funcionários, das pressões por metas absurdas e do assédio moral. Ou seja: os bancos são os grandes responsáveis pelos problemas de saúde dos empregados.
Clique aqui e leia a matéria na fonte.
Clique aqui e leia a matéria na fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.