quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prisão na Petrobrás : Trabalhador pega comida do lixo e vai parar na cadeia

A realidade pode ser mais dura do que a ficção. No Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), três trabalhadores de uma empresa que presta serviços à estatal foram retirados em camburão do trabalho e processados criminalmente. Um deles, Cláudio Charles Gonçalves, de 33 anos, está desde terça (28) preso na 54º DP, em Belford Roxo. Hoje (29) seria transferido para o presídio de Bangu. O crime cometido? Tentou levar para casa um frango jogado no lixo. Eles trabalham para a firma Ultraserve, contratada pela Petrobrás e responsável por servir as refeições no restaurante do Cenpes. 

A retirada dos três rapazes do seu local de trabalho em camburão, diante de todos os colegas, aconteceu no dia 19 de julho. Diogo Cardoso, 27, também processado, é um jovem magro, de olhar assustado. Ele relatou que uma de suas funções na Ultraserve é recolher os sacos de lixo para descarte. Disse que as normas da Anvisa são muito rigorosas e os frangos, depois de descongelados, quando não aproveitados na refeição, são sempre descartados, “pois não poderiam ser congelados novamente”.

Assim, teria achado um desperdício aquele descarte. Com o produto já no lixo – dois ou três frangos – achou que não haveria problema em dividir aqueles restos de comida com um amigo. Foi o que fez, dividindo o descarte com Cláudio Charles, que no momento está preso. Segundo a sua esposa, ele está muito abalado emocionalmente, “por causa da vergonha a que está sendo submetido”.

O amigo Diogo – ambos são vizinhos na localidade de Nova Aurora, em Belfort Roxo – só não foi para a cadeia esta semana, porque não estava em casa quando a polícia chegou, a mando da Ultraserve, com ordem de prisão preventiva. O que não impediu sua esposa de passar por momentos de tensão, quando a polícia adentrou pela sua casa. Aos 27 anos de idade, Diogo já tem três filhos, um deles com necessidades especiais.

O terceiro trabalhador processado criminalmente pela Ultraserve é Marcos Paulo, de 24 anos, residente numa comunidade em Caxias. Ele trabalhava em outro restaurante do Cenpes, quando foi detido. Seu crime foi tentar levar para casa, achando que dava para aproveitar, “algumas barrinhas de chocolate quebradas e amassadas e um pouco de iogurte fora da validade”.

Se hoje Marcos Paulo não está detido em Bangu, preso preventivamente como se fosse um perigoso fora da lei, é porque não estava em casa, no momento em que a polícia chegou à casa de seus pais com a ordem de prisão.

O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) denunciou há cerca de um mês, em editorial publicado no jornal Surgente, o absurdo daqueles processos criminais. Na ocasião, o sindicato já exigia providências da Petrobrás contra o que considerou um abuso de autoridade e desrespeito aos trabalhadores.

Mas, na terça (28), recebe uma notícia ainda mais inusitada: é decretada a “prisão preventiva” dos trabalhadores, a pedido da Ultraserve. Em apoio às vítimas dessa arbitrariedade, o sindicato indicou um advogado para acompanhar o caso. O mais ilógico é que as leis em vigor jamais condenariam à prisão três trabalhadores de ficha limpa, por tentar levar para casa ninharias destinadas ao lixo. A prisão preventiva deveria estar reservada a bandidos perigosos que ameaçam a sociedade.

Na manhã desta quarta (29), os trabalhadores da Ultraserve fizeram uma paralisação no Cenpes, em solidariedade aos colegas injustados. Representantes do Sindipetro-RJ se reuniram com a gerência de Recursos Humanos (RH) do Cenpes e aguardam providências. O advogado que vai defender os trabalhadores dará entrevista à TV Petroleira, ao vivo, na próxima segunda-feira, 3 de setembro, às 19 horas) – o endereço eletrônico é tvpetroleira.tv


16 comentários:

  1. Quer dizer, então, que a pessoa que retira material do lixo está sujeita à prisão preventiva? Haja prisão nesse país...

    Eliana.

    ResponderExcluir
  2. Qual a razão de se pedir a prisão preventiva de quem retira material do lixo? Em que se fundamenta um pedido desses e por que um juiz o acata? O que já se encontra no inquérito que investiga o suposto crime?

    Eliana.

    ResponderExcluir
  3. Eliana,
    Voce tem razão. ACHO QUE DEVEMOS PENSAR, POIS NÃO CABE HAVER TANTOS ERROS: a empresa, a PETROBRAS, a POLICIA O DELEGADO, o MINISTERIO PUBLICO , O JUIZ.
    A BANALIDADE COMO TRATAMOS NESSE PAIS A CORRUPCÇÃO E OS ROUBOS, FAZEM COM QUE TENHAMOS CADA VEZ o trpfeu da impunidade. ACHO QUE o Juiz foi sabio na decisão e que os ladrões fantasiados de funcionários deverão terem mais cuidado!
    CARLA

    ResponderExcluir
  4. Concordo com voces! Agora ladrão é coitadinho! rsrsrs COisa de SIndicato Paternlista! Deveriam resaltar a conduta de honestidade e não ficarem dando midia para exemplo desse tipo.Se a empresa ia jogar fora, pedissem a ela!!!! Não era deles! O Bobs e o MC DONALDS também jogam fora pois já tiveram processos de doação de produtos estragados (que na verdade haviam sido roubados como esses!). Tem que ser assim: roubou, cadeia neles! Talvez as novas gerações tenham comportamento politico e social com mais honestidade. E serve de exemplo para os outros! Li que lá tem mais de 160 funcionários e só 3 ladores! AINDA BEM! Parabéns aos outros que não estão sendo citados, pois honestidade é obrigação!

    ResponderExcluir
  5. O Sincato dos Petrleiros é o mesmo da empresa de ALIMENTAÇÃO? Não tem algo errado nisso? Porque tanto interesse? O Juiz está errado? O ministerio Publico? O Delegado? AS EMPRESAS? todo mundo??????? CARAMBA! VOu virar ladrão e parar de fazer compras! Trabalho como louco para arcar com minhas despesas e não tenho um SINDICATO que me defenda! Segundo li na Internet, a vistoria foi nas MOCHILAS e não no lixo! DE QUALQUER FORMA, tanto um quando o outro estariam errados, pois se estivesse no lixo, deveria ter a autorização da EMpresa para retirarem e se estava na MOchila, porva que estavam roubando! Ésó pedirem para vwer as filmagens! Voces acham que o DELEGADO E O juiz não fizeram isso? CLARO QUE SIM E POR ISSO OS LEVOU PRESO!

    ResponderExcluir
  6. Fui educado de seguinte forma: Só posso mexer no que é meu ou quando for autorizado pelo dono, portanto entendo se fosse para doação essa comida não estaria no lixo, provavelmente seria encaminhada para alguma instituição. Tenho conhecimentos de varias empresas/restaurantes que jogam sobras de comida no lixo exatamente para evitar problemas com comida estragada. Sei que temos que entender as dificuldades sociais no nosso pais, mas isso não pode se transformar em desculpa para roubo e depois Ladrão é aquele que rouba um alfinete ou um carro o ato de tirar o que é dos outros é o mesmo, não importa o valor.

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina de Jesus3 de setembro de 2012 às 15:42

    Fico me perguntanto por que entre todos os funcionários somente esses três pegaram essa comida suportamente no lixo, o CENPES fica localizado em uma região onde a maioria da população é carente e acredito que a maioria dos funcinários dessa empresa morem nos arredores, será que os 3 são os unicos necessitados da empresa que precisam pegar comida no lixo??? hahahah Isso pra mim é desculpa de ladrão. E ladrão tem que ser preso. Se não fossem ladrões teriam pedido permisão para pegar a comida, pegou escondido é ROUBO.

    ResponderExcluir
  8. O que eles fizeram não foi certo, ok. Mas será que a prisão seria o local mais adequado? Será que realmente as pessoas acreditam que o lugar correto para estes trabalhadores seria a prisão? A proporcionalidade não se aplicaria...?

    Bom, conheço pessoas que já imprimiram um outro boleto de pagamento na impressora do trabalho... (Papel da empresa, impressora da empresa, energia elétrica da empresa...), Já vi um colega grampear dois papéis de cunho pessoal ...(grampo metálico da empresa...) E nem eram ítens de descarte (e muito menos era para a família comer), era tudo muito bom. Não creio que eles deveriam ser presos.

    Vi pelos comentários que os leitores do Blog são muito atentos à manutenção da ordem social e do culto à virtude... Bom, não seria interessante verificar qual seria a distorção social que os empurrou a este erro e os submeteu à tanta humilhação?

    Não sei... acho que há muito ódio no coração das pessoas. Não querem entender o que houve, mas sim apedrejar que foi levado ao erro. Não queria um mundo assim para meus filhos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas entendem mal a palavra social...estão usando essa palavra para justificar muitas coisa...digo até que estão se aproveitando dela para justificar atos errados, como por exemplo neste caso. É por isso que a criminalidade em nosso pais está tão grande. Hoje é um frango amanhã será o que???????? Vai roubar um banco e dizer que foi por que é carente e tinha que comprar comida???????

      Excluir
  9. Gente acho um absurdo essa papo roubou por que é carente, tá passando fome, roubou por que é ladão. E ladrão tem que ficar na cadeia. Concordo com a Ana Carolina quando ela diz que podiam ter pedido ao chefe, supervisor ou sei lá o que. Agora vão chamar de coitado o viciado que rouba pra comprar droga, o vicio dele agora vai justificar todas a atitudes, claro que não.

    ResponderExcluir
  10. Minha empregada tomou um iogurte da minha geladeira!

    Como posso fazer para prendê-la?

    Acho que se ela começou com um Iogurte pode acabar levando tudo que tenho em casa. Ladra tem que ir presa! Que absurdo... um iogurte.... não se rouba um iogurte de alguem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de Iogurte... sei como você se sente...rs.

      Excluir
  11. É triste ver esse tipo de comentário, vindo de trabalhadores como eles, que sofrem as mesmas pressões e são explorados da mesma forma. Concordo com o que foi dito na outra mensagem, se deve ser interpretado literalmente a questão de pegar "o que é dos outros", muitos trabalhadores deveriam estar presos. Todos que já imprimiram boletos bancários, trabalhos da faculdade ou da escola, textos, todos estes deveriam ser presos. É isso realmente que os vocês defendem? E isso é muito menos nobre do que pegar comida.
    Pessoal, furto e roubo são crimes contra o patrimônio e para que seja configurado o ilícito penal, é preciso haver lesão ao bem protegido, ou seja, lesão ao patrimônio. Qual foi a lesão que o patrimõnio desta empresa sofreu? Um ou dois itens do lixo, é possível estimar o valor disso? Passaria de R$5 ? Não há qualquer lesão ao patrimônio da empresa, não há violência na conduta, não há sequer reprovabilidade social, eles pegaram lixo para comer. NÂO HÀ CRIME ALGUM !!!
    São trabalhadores que geram lucro para esta empresa e nem conseguem ter uma vida digna com os salários que recebem em troca. Há roubo maior que esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o raciocínio é este mesmo. Tomara que este comentário leve alguem à reflexão...

      Excluir
  12. Sim...concordo com os dois últimos comentários. Todos os trabalhadores que não utilizaram diárias integralmente, concedidas por conta de viages a serviço da empresa deveriam devolver o dinheiro à ela? Que tal? Ah e também dinheiro dos "percursos" que muitas vezes são poucpados porque são reservados carros...isso também seria roubo? Ou esse nome só pode ser atrelado a um trabalhador dependendo da sua "posição" na empresa?

    Cada post it e cada caneta levada pra casa então seriam roubo.São para serem usados apenas no ambiente de trabalho, certo?

    Mas absurdo que observar a opressão patronal desmedida em cima de trabalhadores que pegaram o que seria sumariamente DESCARTADO ( LIXO!!!) é perceber o quanto o sistema através destas ações silenciosas divide a classe trabalhadora a ponto de não fazê-la perceber que que estão botando um trabalhador contra o outro e assim...os sistema continua governando da maneira que quer e maniulando a todos, os que imprimem boletos, os que pegam iogurte e os que levam caneta para casa.
    Espero relmente que haja reflexão maior quanto ao assunto...acordai...esses comentários de trabalhador contra trabalhador é a prova cabal de que o jogo deles está sendo executado exatamente como desejam. Trabalhador é trabalhador no mundo inteiro.

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B