sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Chevron poluindo o Mar de Cabinda

Derrame de petróleo ao largo de Cabinda

A costa de Cabinda está a ser manchada por um derrame petrolífero ocorrido nas zonas de exploração ao largo da costa.

Fontes oculares disseram que o derrame de “crude” é proveniente das zonas de exploração de petróleo da multinacional americana Chevron.

A companhia nega que tenha ocorrido um derrame nas suas zonas de exploração não obstante ter destacado para algumas praias especialistas da companhia para limpeza dos resíduos petrolíferos.

Nas praias de Mandarim e Chela mais atingidas pelo crude a Chevron recrutou pescadores para a limpeza dos resíduos. A reportagem de "A Voz da América" encontrou no terreno pescadores cobertos de petróleo por não terem ao seu dispor o vestuário necessário para efectuar esse tipo de trabalho de limpeza.Os pescadores são alegadamente pagos 50 dólares pelo trabalho.

A Chevron disse que vai emitir um comunicado sobre a situação mas nega conhecer a origem e a magnitude do derrame. As autoridades de cabinda recolheram amostras e vão efectuar exames de laboratório às mesmas.

Cabinda

Cabinda é uma das 18 províncias da República de Angola, sendo um enclave limitado ao norte pela República do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico. Sua capital é a cidade de Cabinda, conhecida também com o nome de Tchiowa. Administrativamente, a província é constituída pelos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize.

Tem uma superfície de 7 283 km² e cerca de 300 000 habitantes. A população de Cabinda pertence na sua quase totalidade aos povos bantu, mais concretamente ao grupo Fiote, cuja língua, o Ibinda, é um dos dialectos do Kikongo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B