sábado, 24 de março de 2012

A Fantástica Refinaria de Chocolate

Após uma assustadora visita à Refinaria Landulpho Alves, da Petrobrás, a RELAN, ocorreram as reuniões da Comissão Nacional Permanente do Benzeno. A dinâmica costuma ser de reuniões separadas das três bancadas (Patrões, Governo e Trabalhadores) seguida de uma reunião onde participam apenas representantes de cada uma das bancadas e por fim uma Grande reunião Plenária aberta às três bancadas inteiras e convidados. Sendo que desta última, por não conseguir encarar os trabalhadores de frente, a bancada dos empregadores, predominantemente da Petrobrás (gestores e aspones) prefere se omitir e enterrar a cabeça na areia.

Já antes da visita foi possível perceber que havia tensão e coisas a esconder por parte da Petrobrás, de maneira surpreendente brotou de algum lugar um Documento Interno dito "secreto" impedindo os GTB's (grupo de trabalhadores do Benzeno) das unidades de levarem mais do que um integrante. Isso foi uma surpresa, pois até então essas restrições eram mais regionalizadas e flexíveis (alguns gerentes percebiam que isso feria Acordo Nacional do Benzeno e preferiam negociar em vez de apenas impedir). Outro curioso sinal foi a quantidade de representantes da Empresa. Normalmente iam uns quatro ou cinco Gatos Pingados, desta vez eles inscreveram um total onze...

Após a apresentação feita pela pelos representantes da RELAN ficou claro que ali eles destilavam sonhos para produzir alegria. Alguns trabalhadores de outras refinarias se emocionaram pois não sabiam que poderia haver algo daquela perfeição, "Estado da Arte", como agora está em uso para relatórios da empresa (em momento oportuno explicaremos...rs). A visão onírica apenas foi dissipada quando o GTB da unidade fez sua exposição sobre a verdade dos fatos. Como o número total de irregularidades e riscos era muito alto a apresentação seria tediosa e inviabilizaria a visita à área, os companheiros selecionaram apenas e tão somente 32 itens problemáticos. 

A verdade dos fatos se mostrou. As bancadas de trabalhadores e de governo, estupefatas, puderam atestar item por item que a apresentação do GTB da RELAN era o relato mais claro da triste realidade. Realidade esta à qual nossos companheiros daquela refinaria estão expostos. A Bancada da Petrobrás, sem saber o que dizer optou a cada momento por alguma explicação de telemarketing:

- Isso é um fato isolado;
- Trata-se de um ponto fora da curva;
- O GTB deveria ter nos avisado....

Enquanto isso trabalhadores adoecem...E por aí vai...

Sei que os companheiros de todo o Brasil e adjacências linguísticas estão curiosos para tomar conhecimento do Relato do GTB da RELAN:

Clique aqui. (Não recomendável para crianças, cardíacos e pessoas sensíveis)


Prosseguiremos com os relatos nos próximos artigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B