Caso foi denunciado nesta segunda à Justiça Eleitoral |
O candidato do PSTU à prefeitura de Teresina, Daniel Solon, pediu que um instituto de pesquisas que atua no Estado seja investigado pelo Ministério Público Eleitoral. Segundo a denúncia formulada peloprofessor na tarde desta segunda-feira (20), a empresaestá manipulando a preferência do eleitorado.
Ao visitar uma residência no Monte Horebe, zona sudeste da cidade, o pesquisador omitiu os nomes de três dos sete candidatos a prefeito ao perguntar em quem a eleitora votaria. Foram excluídos do estudo: Daniel Solon (PSTU), Vasconcelo Pinheiro (PCB) e Maklandel Aquino (PSOL).
Questionado sobre o porquê da pesquisa não citar todos os concorrentes ao Executivo municipal, o pesquisador deixou o local sem prestar qualquer esclarecimento. Isso aconteceu na tarde do dia 16 de agosto.
Para Daniel Solon, ao omitir nomes, a pesquisa tenta manipular a preferência do eleitorado. "É, além de lamentável, uma tentativa de induzir quem ainda está indeciso", avalia. O advogado do PSTU, Ramsés Pinheiro, entende que o estudo focado em apenas quatro candidatos fere princípios constitucionais, como o da isonomia.
O candidato critica também a Justiça Eleitoral, que fiscaliza somente o registro dos estudos. "O que a gente percebeu é que os institutos registram suas pesquisas e aplicam da forma que querem, sem nenhuma fiscalização", reclama.
Na ação protocolada na 1º Zona Eleitoral de Teresina, o partido pede que o instituto seja investigado pela Justiça Eleitoral. Comprovada a irregularidade, solicita a suspensão da pesquisa e a punição da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.