Os petroleiros estão em plena campanha salaria e todo o jogo para derrota-los já começou. A fim de desmobilizar as lutas a empresa ofereceu um adiantamento da inflação pelo seu índice preferido, o IPCA. A categoria sequer cogita algo menor que isso, mas eles anunciaram como se fosse uma grande vitória. Além do próprio RH há a antiga federação, que sugerindo tratar-se de um avanço indicou aceitação deste adiantamento.
Ligada ao governo federal, a antiga federação (FUP), como os petroleiros já sabem, vai chamar greves, prometer lutas, mas quando chegar ao acordo já combinado entre o antigo dirigente de um de seus sindicatos e atual gerente de RH, o senhor Diego Hernandez, irá indicar aceitação da proposta da empresa e afirmar tratar-se de um acordo histórico;
A Federação Nacional dos Petroleiros, a FNP, indicou a rejeição a este golpe e está lutando por um ganho real de 10% nos salários.
O dinheirinho que a empresa emprestou
No último acordo de PLR a categoria petroleira foi levada à derrota após um golpe inovador: Não mudou a proposta, mas “emprestou um dinheiro” que deveria ser pago no acordo coletivo.
Além de oferecer ganho real de menos de 0,5% (ICV DIIESE = 6,18%), ainda oferece uma “gratificação contigencial” da qual será descontada o “dinheirinho emprestado”.
RMNR
Uma saída que o Atual RH da empresa encontrou para não aumentar o salário base dos petroleiros e ao mesmo tempo quebras com os aposentados foi a RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime. Trata-se de um artifício onde uma quantia é adicionada ao salário (mas não é salário...) que não conta para aposentadoria nem FGTS, mas conta para fins de imposto de renda. Além disso não onta também para os aposentados que passaram a vida inteira pagando um plano de aposentadoria privada, a PETROS, que deveriam receber pelo menos 90% do salário da ativa... mas sem a tal da RMNR. Já há ações no sentido de mostrar que isso é uma fraude salarial.
Tudo indica que a exemplo dos companheiros dos correios e dos bancários os petroleiros precisarão fazer uma greve de verdade para exigir o mínimo de respeito.
Acompanhe as lutas e novidades desta categoria que a qualquer momento poderá mostrar a que veio no Site http://fnpetroleiros.org.br, a Federação de todos os petroleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.