quarta-feira, 21 de março de 2012

Enquanto isso... no Paraná... cadê o Benzeno do ASO?

Esta Moção de repúdio é de 05 de julho de 2011. Pouca gente soube. Pedimos que os companheiros verifiquem se isso também se dá em suas unidades atualmente.


MOÇÃO DE REPÚDIO

Assunto: Abusos do Setor Médico da UO-REPAR.

Os empregados lotados na UO-Repar, representados na bancada dos trabalhadores, pelo SINDIPETRO/PRSC e GTB/CIPA, vêm repudiar os Abusos do Setor Médico da UO-REPAR, que se ampliam dia a dia.

As mais graves, atendem à degradante e arraigada doutrina de subnotificação de emissão de ASO - Atestado de Saúde Ocupacional contendo a sórdida expressão "Ausência de Riscos Específicos", onde é notória em certas áreas operacionais da refinaria, a presença do maléfico e famigerado agente químico "BENZENO".

De posse desse fato, orientamos os trabalhadores a escreverem no ASO a seguinte ressalva: "Ciente, porém, não estou de acordo com a informação de ausência de riscos ocupacionais".

Assim como, várias vezes recebemos queixas de médicos que recusaram assistir os trabalhadores, que procuraram o atendimento médico, por conta de algum mal estar. Esses trabalhadores foram ignorados da necessidade imediata de investigação dos sintomas reclamados, negando com isso, o pronto atendimento, que por desventura poderia ser de caráter emergencial, bem como evitar eventual desenvolvimento de doença ocupacional.

Diante de descabida ameaça à saúde e a vida dos trabalhadores, foi solicitada providências imediatas quanto à revisão da política de gestão e medidas estruturantes do setor de SMS na refinaria.

Também lamentamos que setores de fiscalização da saúde do trabalhador não autuem empresas do porte da Petrobras. A barbárie que se tem notícias da exploração do trabalhador, anteriores ao século passado, da 1ª revolução industrial, permanecem, apenas com nova roupagem.

Curitiba, 05 de julho de 2011.

Diretoria Colegiada Sindipetro/PRSC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B