quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Correios de BH e Pará entram em greve

Dois dos 35 sindicatos de trabalhadores dos Correios em todo o país decidiram entrar em greve nesta terça-feira. Eles abrangem as agências da cidade de Belo Horizonte e de todo o Estado do Pará. Os demais 33 sindicatos estão mobilizados e fazem uma série de assembleias na próxima quarta-feira e dia 25 de setembro, para deliberar se aderem ou não ao movimento.

Entre as assembleias realizadas na segunda-feira, os funcionários das agências do Mato Grosso haviam decidido pela paralisação, mas reverteram o parecer e decidiram aguardar as assembleias dos demais Estados. As informações são da Federação Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que reúne 31 sindicatos da categoria.

Ao todo, 16 sindicatos realizaram assembleias e adiaram a decisão sobre a greve para 18 e 25 de setembro. Os trabalhadores do Acre já fecharam o dia da decisão para 25 de setembro, em uma assembléia realizada na última quarta-feira. Os funcionários da Bahia e de Uberaba (MG) realizam assembleias, respectivamente, na próxima quarta e quinta-feira. Os demais 16 sindicatos se reúnem nesta terça-feira, incluindo os de São Paulo (SP), Bauru (SP), Rio de Janeiro e Tocantins, que não são filiados a Federação.

A expectativa da Fentect é que os sindicatos também decidam por adiar a decisão da greve para os dias 18 e 25. A entidade prevê realizar um encontro nacional para elaborar uma pauta única de reivindicações. Ainda não á data prevista.

O comando de negociação reivindica reajuste salarial acima dos 5,2% propostos pela diretoria dos Correios que, de acordo com a Federação, representa apenas a reposição da inflação. Além disso, os trabalhadores pedem manutenção do plano de saúde nos mesmos moldes dos atuais, políticas de segurança nas agências e piso salarial de R$ 2,5 mil.

Os Correios são a maior empresa empregadora no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) do país com cerca de 115 mil funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B