sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Monsanto considerada culpada por envenenamento na França


Em uma grande vitória pra a saúde pública que, espera-se, será um incentivo para outras nações, um tribunal francês decidiu hoje que a Monsanto das sementes geneticamente modificadas é culpada do envenenamento de um fazendeiro daquele país. O cultivador Paul François desenvolveu problemas neurológicos como perda de memória e dores de cabeça após ser exposto ao herbicida Lasso em 2004. O monumental caso abre caminho para processos contra o Roundup e outros herbicidas e pesticidas da Monsanto e de outros fabricantes.
Em uma audiência na corte em Lion (sudeste da França), François afirma que a Monsanto não forneceu os devidos avisos de segurança no rótulo do produto. A corte solicitou a opinião de um perito para determinar a soma dos danos e verificar a ligação entre o Lasso e os malefícios reportados. O caso é extremamente importante, já que casos semelhantes contra a Monsanto movidos por fazendeiros fracassaram devido a dificuldade em se provar a ligação entre a exposição ao pesticida e os efeitos colaterais.
Ao serem contactados pela Reuters, os advogados da Monsanto não quiseram comentar.

As Misturas Mortais da Monsanto

O fazendeiro Paul François não estava sozinho na sua luta para responsabilizar a Monsanto por suas ações. Ele e outros fazendeiros afetados pelas misturas mortais da Monsanto fundaram uma associação ano passado para provar que seus problemas de saúde eram resultado do Lasso da Monsanto e outros produtos de “proteção da lavoura”. Suas afirmações foram confirmadas por muitos outros fazendeiros. Desde 1996, o braço ligado à agricultura do sistema de previdência do governo francês recebe cerca de 200 alertas por ano relacionados à doenças causadas por pesticidas. Entretanto, apenas 47 casos foram reconhecidos nos últimos 10 anos.
François, cuja vida foi prejudicada pelos produtos na Monsanto, abriu um precedente poderoso na defesa dos agricultores.
“Hoje eu estou vivo, mas parte da população de fazendeiros será sacrificada e irá morrer por causa disso,” afirmou François à Reuters.
É importante notar também que o pesticida Lasso foi banido da França em 2007 seguindo uma diretriz da União Europeia que se seguiu ao banimento em outros países.

2 comentários:

  1. Sim, mas e o Brasil? Quantos produtos assassinos ainda são usados livremente, enquanto é proibido em todo o mundo?

    ResponderExcluir
  2. A Monsanto e todas as correlatas, que fazem o mesmo são imorais. Tem que haver denuncias em massa. Não é só pesticida, existem centenas de produtos que utilizam substâncias nocivas inclusive já proibidas em outros países. Muitas vezes há também substâncias que podem ser utilizadas mas o fazem acima dos limites permitidos. Ou até pior, como no caso do benzeno "inventam" limites seguros quando na verdade é comprovado que NÃO HÁ.

    Vamos ver se trazemos um rol de produtos que contêm substâncias proibidas, este asssunto muito me interessa.

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
observatoriodotrabalhador@gmail.com
Volta ao Topo
B