Os metalúrgicos decidiram e a CSP-Conlutas venceu a eleição do Sindicato, com 58% dos votos válidos. A chapa vitoriosa é encabeçada pelo atual diretor Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, trabalhador da GM.
Na apuração, ocorrida na última sexta-feira, dia 3, o clima de euforia tomou conta do ginásio, entre militantes, trabalhadores e dirigentes sindicais, reforçando o caráter democrático da eleição.
Todo o processo eleitoral, da coleta à contagem dos votos, foi acompanhado por representantes das duas chapas. A Chapa 2, da CTB, ficou com 42% dos votos. A apuração ocorreu no ginásio da Escola Estadual João Cursino.
Votação expressiva
A eleição teve uma das votações mais expressivas dos últimos anos, com a participação de 11.638 trabalhadores associados.
A Chapa 1, representada pela atual diretoria, saiu vitoriosa na ampla maioria das fábricas. Foram 6.551 votos para a Chapa 1 contra 4.806 para a Chapa 2. Foram registrados 130 votos brancos (1,11%) e 151 votos nulos (1,13%).
Com o resultado, a CSP-Conlutas, à qual o Sindicato se filiou em 2004, dá continuidade à sua trajetória à frente de um dos maiores sindicatos da categoria metalúrgica no país, com 43 mil trabalhadores em sua base.
“Foi uma batalha importante. Democraticamente os trabalhadores decidiram o futuro da entidade. Agradecemos a toda a categoria pela participação no processo eleitoral e pela confiança no projeto da atual diretoria e da CSP-Conlutas”, afirma o presidente Macapá.
“Agora é seguir adiante, com a unidade de todos os trabalhadores, para a categoria se defender dos ataques das empresas e dos governos. A categoria precisa sair mais unida desta eleição”, disse.
A nova diretoria toma posse no dia 23 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que acha disso?
Dê sua opinião.